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ESCRAVAGISMO - TRÁFICO NEGREIRO 1836 - RARÍSSIMOS DOCUMENTOS ORIGINAIS - Correspondência (original e tradução), datada de 30 de Janeiro de 1826, enviada pelo Consul britânico na Província do Maranhão, Robert Hesketh (1789-1868), ao Presidente da Província do Pará, José Félix Pereira Pinto de Burgos (1780-1854), Barão de Itapicuru-Mirim, informando sobre o tráfico negreiro existente. - Este conjunto informa e critica o tráfico negreiro, neste caso efetuado pela escuna CAROLINA, cujo mestre era Victor Nobre de Britto. O texto original assinado pelo próprio Hesketh e sua tradução assinada pelo tradutor oficial do Consulado Britânico no Maranhão. A raridade é determinada pela possibilidade de terem sido produzidos apenas 3 exemplares: um para o Presidente da Província do Pará, outro que foi enviada ao Reino Unido e o último pertencente ao próprio arquivo do Consul Britânico. - Lembro que, o tratado assinado com Portugal sobre o tráfico negreiro, ainda no período colonial, e aumentando a pressão para a assinatura de um novo tratado, agora com o Brasil já que havia tornado-se independente. O que realmente ocorre quando D. Pedro assina com a Inglaterra um tratado antitráfico a 23 de novembro de 1826. A Correspondência original em inglês está publicada, nos: CLASS A - Correspondance with the British Commissioners at Sierra Leone, the Havannah, Rio de Janeiro, and Surinam regarding to the Slave Trade. 1826-1827. London: R.G. Clarke, 1827. Mr.Consul Hesketh to the President of the Province of Maranham.Maranham, January 30, 1826. HIS Excellency the Most Illustrious Senhor Pedro Jose da Costa Barros, President and Military Governor of the Province of Maranham, &c. is made acquainted by the Undersigned, His Britannick Majesty's Consul at this Port, that a Schooner, called the " Carolina" Victor Nobre de Brito, Master, has lately arrived from Cacheo with a Cargo of Slaves, under the most suspicious circumstances as to the legality of the voyage, and that, notwithstanding, the Vessel in question was this Morning admitted to entry at the' Custom House. On these facts reaching his Excellency, the Undersigned feels confident that the requisite steps will be ordained by his Excellency, in conformity with the existing Treaty for the Abolition of the illicit Traffick in Slaves. (Signed) ROBERT HESKETH. His Excellency Pedro Jose da Costa Barros. - Sobre o autor.Nascido em Portugal, onde seu pai John Hesketh (1750-1815) era um bem sucedido exportador de vinho do porto, Robert Hesketh partiu para o Brasil com seus dois irmãos, onde iriam trabalhar como comerciantes. Instalou-se em São Luiz do Maranhão onde, em 1812, foi nomeado pelo rei George III ao cargo de Cônsul britânico no Maranhão. Em 1832, Robert foi nomeado cônsul no Rio de Janeiro onde permaneceu no cargo até sua aposentadoria em 1852 e partiu para Southampton na Inglaterra. - 2 páginas manuscritas para o original e 1 páginas para a tradução. No documento em inglês, papel com forte oxidação mas bem legível. Na tradução, oxidação mais suave e texto (e caligrafia) bem mais legível. Folhas com 31 x 20 cm.

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ESCRAVAGISMO - TRÁFICO NEGREIRO 1836 - RARÍSSIMOS DOCUMENTOS ORIGINAIS - Correspondência (original e tradução), datada de 30 de Janeiro de 1826, enviada pelo Consul britânico na Província do Maranhão, Robert Hesketh (1789-1868), ao Presidente da Província do Pará, José Félix Pereira Pinto de Burgos (1780-1854), Barão de Itapicuru-Mirim, informando sobre o tráfico negreiro existente. - Este conjunto informa e critica o tráfico negreiro, neste caso efetuado pela escuna CAROLINA, cujo mestre era Victor Nobre de Britto. O texto original assinado pelo próprio Hesketh e sua tradução assinada pelo tradutor oficial do Consulado Britânico no Maranhão. A raridade é determinada pela possibilidade de terem sido produzidos apenas 3 exemplares: um para o Presidente da Província do Pará, outro que foi enviada ao Reino Unido e o último pertencente ao próprio arquivo do Consul Britânico. - Lembro que, o tratado assinado com Portugal sobre o tráfico negreiro, ainda no período colonial, e aumentando a pressão para a assinatura de um novo tratado, agora com o Brasil já que havia tornado-se independente. O que realmente ocorre quando D. Pedro assina com a Inglaterra um tratado antitráfico a 23 de novembro de 1826. A Correspondência original em inglês está publicada, nos: CLASS A - Correspondance with the British Commissioners at Sierra Leone, the Havannah, Rio de Janeiro, and Surinam regarding to the Slave Trade. 1826-1827. London: R.G. Clarke, 1827. Mr.Consul Hesketh to the President of the Province of Maranham.Maranham, January 30, 1826. HIS Excellency the Most Illustrious Senhor Pedro Jose da Costa Barros, President and Military Governor of the Province of Maranham, &c. is made acquainted by the Undersigned, His Britannick Majesty's Consul at this Port, that a Schooner, called the " Carolina" Victor Nobre de Brito, Master, has lately arrived from Cacheo with a Cargo of Slaves, under the most suspicious circumstances as to the legality of the voyage, and that, notwithstanding, the Vessel in question was this Morning admitted to entry at the' Custom House. On these facts reaching his Excellency, the Undersigned feels confident that the requisite steps will be ordained by his Excellency, in conformity with the existing Treaty for the Abolition of the illicit Traffick in Slaves. (Signed) ROBERT HESKETH. His Excellency Pedro Jose da Costa Barros. - Sobre o autor.Nascido em Portugal, onde seu pai John Hesketh (1750-1815) era um bem sucedido exportador de vinho do porto, Robert Hesketh partiu para o Brasil com seus dois irmãos, onde iriam trabalhar como comerciantes. Instalou-se em São Luiz do Maranhão onde, em 1812, foi nomeado pelo rei George III ao cargo de Cônsul britânico no Maranhão. Em 1832, Robert foi nomeado cônsul no Rio de Janeiro onde permaneceu no cargo até sua aposentadoria em 1852 e partiu para Southampton na Inglaterra. - 2 páginas manuscritas para o original e 1 páginas para a tradução. No documento em inglês, papel com forte oxidação mas bem legível. Na tradução, oxidação mais suave e texto (e caligrafia) bem mais legível. Folhas com 31 x 20 cm.

Informações

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    • 1 lance(s)

    • R$ 1,500.00

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Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O presente instrumento, denominado "Termos e Condições do Leilão",tem por objetivo regular a participação de usuários(arrematantes) no sistema online de leilões.

    1. As obras que compõem o presente leilão foram periciadas pelos organizadores que,solidários com os proprietários das mesmas,se responsabilizam por seu estado e descrições.
    2. Em eventual engano na expertise de obras, comprovado por peritos idôneos e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o fim do leilão e/ou acesso à mercadoria. Findo este prazo, não mais serão admitidas quaisquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.
    3. Obras estrangeiras serão sempre vendidas como "Atribuídas".
    4. O Leiloeiro(a) não é proprietário dos lotes, mas o faz em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos.
    5. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo, motivo pelo qual incentivamos a leitura completa das descrições e analise das imagens, que são parte integrante da descrição.
    As obras serão vendidas "NO ESTADO" em que foram recebidas e expostas. Descrição de estado ou vícios decorrentes do uso será descrito dentro do possível.Pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos, prévio e detalhado exame até o dia do pregão.Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das mesmas, nem servirá de alegação para descumprir o compromisso firmado.

    6. O leilão obedecerá rigorosamente à ordem dos lotes apresentada no catalogo.Todos os lotes poderão receber lances prévios antes da data de realização do pregão(*). Contudo, o lance vencedorserá registradosomente durante o pregão ao vivo(data e horário divulgados no catálogo).Ésomentenesta data que o Leiloeiro(a) "baterá o martelo", formalizando cada lote como "Lote vendido".Os lances efetuados após a apresentação do lote nopregão,terão seu aceite ou nãosubmetidosao crivo do Leiloeiro(a) responsável.

    7. Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou autorizar a lançar em seu nome; o que poderá ser feito por funcionário autorizado pelo Leiloeiro(a).

    8. O Leiloeiro(a) colocará, a titulo de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: Para a participação nos leilõesonlinefaz-se necessário possuir um cadastro válido e ativo.Caso não possua cadastro, este poderá ser efetuado diretamente através do site do respectivo leilão, sendo certo que este deverá ser atualizado sempre que necessário.

    8.1.1 O acesso ao sistema de leilões online pelo usuáriopoderá ser cancelado ou suspensoa qualquer tempo esob oexclusivo critério do Leiloeiro(a), não havendo direito a qualquer reclamação ou indenização.

    8.2. O arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante,acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem efetuados.

    Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome, os quais somente poderão ser anulados e/ou cancelados de acordo com autorização do Leiloeiro(a) responsável.

    8.3. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site),devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Paradesempate, olance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    9. O Leiloeiro(a) se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes.

    10. Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação.

    11. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro(a); o que não cria novação.

    12. As obras adquiridas deverão ser pagas IMPRETERIVELMENTE em até 72 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro(a), 5% (Cinco por cento).

    Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro(a) poderá dar por desfeita a venda e efetuar o bloqueio da respectiva cartela até respectiva quitação de taxas e multas equivalentes.

    13. As despesas com as remessas dos lotes adquiridos, caso estes não possam ser retirados, serão de inteira responsabilidade dos arrematantes.O cálculo de frete, serviços de embalagem e despacho das mercadorias deverão ser considerados como Cortesia e serão efetuados pelas Galerias e/ou Organizadores mediante prévia indicação pelo arrematante da empresaresponsável pelo transporte e respectivo pagamento dos custos de envio, ficando o Leiloeiro(a) e as Galerias e/ou Organizadores isentos de qualquer responsabilidade em caso de extravio, furto e/ou dano à mercadoria.

    14. O Leiloeiro(a) reserva-se ao direito de cancelar o lance, caso o arrematante adote posturas consideradas ofensivas, desrespeitosas ou inapropriadas, seja antes ou durante a realização de leilão.Poderá haver cancelamento de qualquer oferta de compra, sempre que não for possível comprovar a identidade do usuário ou caso este venha a descumprir quaisquer condições estabelecidas no presente contrato,dentre elas, a utilização de cadastros paralelos objetivando se eximir das responsabilidades previstas neste Termo.

    15. - O arrematante assume neste ato, expressamente, que responderá, civil e criminalmente, pelo uso de qualquer equipamento, programa ou procedimento que vise interferir no funcionamento do site.

    16. - O arrematante, ao clicar ACEITO declara ter lido e aceito o conteúdo do presente "termos e condições", sem nenhuma oposição, inclusive, não tem ressalva a fazer sobre as condições aqui estabelecidas.Também declara ter capacidade, autoridade e legitimidade para assumir responsabilidades e obrigações através do presente instrumento.

    17. Todas as controvérsias oriundas ou relacionadas ao presente Termo, deverão ser resolvidas, primeiramente, por negociação e/ou mediação entre as Partes.Não logrando êxito, a controvérsia poderá vir a ser resolvida por interpelação judicial.

    18. A Parte interessada em iniciar o procedimento de negociação/mediação deverá comunicar a outra parte por escrito, detalhando a sua reclamação, bem como apresentando proposta para a solução da questão,sendo concedido prazo de até 10 (dez) dias para a outra Parte apresentar sua manifestação.

    Fica eleito o foro do estado de São Paulo -Comarca da Capital, para dirimir qualquer controvérsia oriunda deste instrumento não equacionada via negociação e/ou mediação,com a expressa renuncia a outro por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    Leilão- forma de alienação de bens.

    *Pregão- forma de licitação pública, em data e horário pré-definidos, onde é validado a escolha do melhor candidato pelo respectivo Leiloeiro(a) responsável.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista, acrescido da taxa do leiloeiro de 5 %. Por meio de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada através do e-mail de cobrança.
    Quando do pagamento, favor enviar comprovante ao e-mail:

    deferrari.books59@gmail.com

    Favor mencionar, no assunto ou na mensagem, o número do leilão e de sua cartela como arrematante.

    Não aceitamos cartões de crédito.
    Para depósitos em cheque, as peças serão liberadas para retirada/envio somente após 24 horas da compensação dos mesmos.

  • FRETE E ENVIO

    Enviamos através dos Correios para todo o Brasil.
    As despesas com retirada e remessa dos lotes, são de responsabilidade dos arrematantes.
    Em caso de envio por transportadoras, esta deverá ser providenciada pelo Arrematante.